Manifesto: Juntos aceleramos o rumo da Literacia Financeira.
Esta comunidade nasce para permitir que todos possam aceder a conhecimento prático sobre finanças pessoais.
Portugal está na cauda da Zona Euro em termos de Literacia Financeira, de acordo com o Banco Central Europeu1, e isso tem muitas implicações negativas nas nossas vidas e sociedade.2
Não conseguimos ficar indiferentes. Partilha isto se também não consegues.
Nós - um grupo de 8 pessoas normais, nascidas e crescidas com educação Portuguesa, com idades entre 25 e 47 anos - decidimos unir forças para enfrentar este desafio que afeta todos nós.
Fomos estudar este problema e compreendemos que o problema da educação e consequente baixa literacia financeira é geracional. A verdade exagerada é que quando se trata de temas financeiros, de fiscalidade ou investimentos todos crescemos um pouco como um burro que persegue persistentemente uma cenoura equidistante.
Depois, quando decidimos tentar uma nova forma de “apanhar a cenoura”, [problema] não temos uma entidade de confiança que partilhe connosco o conhecimento necessário adaptado à realidade portuguesa e de forma a que possamos aplicá-lo. Se falarmos com a família ou amigos, sentimo-nos julgados porque em Portugal - sim - falar de dinheiro é um tabu. Assim, temos que recorrer a serviços profissionais ou continuar iguais (o mais provável).
Uma percentagem de pessoas que estudou gestão, finanças, investimentos ou contabilidade conseguiu fazer a adaptação desse conhecimento para as suas vidas pessoais. Esses já descobriram como apanhar algumas cenouras. Mas para a maioria de nós, pessoas normais, parece impossível descobrir uma forma de a apanhar e de acumular mais.
Numa sociedade que mede o seu progresso geral através da capacidade de produzir riqueza (i.e. PIB) e no seu crescimento anual, parece-nos ser justo e importante todas as pessoas - independentemente da sua área vocacional - terem também acesso à melhor informação que lhes permita gerir as suas finanças pessoais com conhecimento de causa, de forma a também elas saberem criar riqueza e fazer crescer o seu património.
Sentimos na pele as consequências dessa falta de conhecimento e estamos determinados a mudar essa realidade. Sabemos o que é lidar com dificuldades financeiras, dar os primeiros passos para sair de casa dos pais, enfrentar as responsabilidades financeiras que vêm com o casamento, a chegada dos filhos, a compra de uma casa, o plano para a reforma e as incertezas de empreender ou decidir mudar de carreira.
Sabemos que estes momentos são alguns dos que levam as pessoas a querer aprender, mas depois não existe a tal referência para cada momento de aprendizagem, na nossa linguagem (de pessoas normais), credível para seguirmos com confiança para a prática, com os passos e ferramentas que nos ajudem a responder a cada problema.
Não conseguimos ficar indiferentes. Acreditamos que há um caminho melhor.
Acreditamos que para o progresso significativo da literacia financeira não é suficiente ensinar melhor os miúdos na escola e dar o resto da população como causa perdida.
Nós aprendemos durante a vida inteira e temos vários momentos em que vamos à procura de respostas. Ter um canal de referência para a literacia financeira pessoal - onde as pessoas encontram as melhores informações, práticas e ferramentas - é crucial. A cada momento. Para cada necessidade. Uma de cada vez.
Assim, nasce "O Amador Financeiro" - um projeto que fornece o conhecimento e os recursos necessários para que as pessoas normais como nós, possam aprender e prosperar com mais conhecimento financeiro.
O nosso objetivo é oferecer uma abordagem acessível e prática para a literacia financeira em Portugal. Publicamos artigos duas vezes por mês (por agora), escritos por pessoas normais e revistos por especialistas - garantindo que o conteúdo é relevante e fidedigno. Queremos partilhar conhecimentos práticos que possam ser aplicados no nosso dia-a-dia.
Os médicos já usam esta abordagem - webmd - para apoiar algumas decisões de forma credível. Porque não fazer o mesmo para a literacia financeira?
Acreditamos que a força está na comunidade e incentivamos todos a participarem ativamente. Aqui ninguém se vai sentir julgado. Esta plataforma é um espaço seguro e acolhedor, onde todos podemos fazer perguntas, partilhar experiências, ferramentas e aprender juntos. Aqui compreendemos as dificuldades que cada um enfrenta e juntos superaremos os obstáculos. O bom é que os temas são sempre os mesmos e as respostas certas e as ferramentas certas já foram encontradas muitas vezes.
Desde o lançamento “soft” do projeto, no dia 1 de Abril de 2023, ficámos muito surpreendidos com a reação positiva que recebemos. Com apenas dois posts no LinkedIn, tivemos mais de 280 mil visualizações e 2.278 reações. Isso dá-nos confiança de que há uma necessidade real para crescer um projeto como este, que atenda às necessidades de pessoas normais que querem aprender e aplicar conhecimento financeiro nas suas vidas.
Vamos apoiar-nos uns aos outros, partilhar as nossas dúvidas e as nossas aprendizagens e ferramentas. Vamos construir uma comunidade forte e unida. Teremos sempre os experts por perto. Todos merecemos uma vida financeira melhor.
Junta-te a nós nesta jornada para acelerar o rumo à literacia financeira em Portugal.
Ajuda-nos a chegar aos teus amigos e familiares partilhando este manifesto e subscrevendo para começares a beneficiar do próximo artigo (sai dia 1 de Julho). Ou explorar já artigos passados em www.oamadorfinanceiro.pt.
Bora lá dar as mãos e apanhar cenouras juntos. 🥕
Os amadores financeiros,
Salvador Barros, Francisco Raio, Rita Neves Pereira, Margarida Romeiro, Ricardo Barreto, João Teixeira Fernandes, Tiago Formosinho Sanchez, José Maria Martins.
https://www.ecb.europa.eu/pub/economic-bulletin/articles/2022/html/ecb.ebart202108_02~5c1e5a116d.en.html
https://daily.meucapital.pt/a-importancia-da-literacia-financeira/
Parabéns, é um projeto muito importante. Principalmente quando a maioria dos artigos e creadores de conteúdos focam na realidade americana que pouco tem a ver com a nossa, especialmente na área do investimento passivo. Força 💪
Salvador, acabei de tomar conhecimento sobre o site no LinkedIn e já subscrevi a newsletter. Tenho um projeto pessoal de Finanças Pessoais e Literacia Financeira que pretendo apresentar aos alunos dos cursos secundários profissionalizantes e não só. Ainda está em "gestação" mas tenho uma boa perspectiva. Abraços e sucesso!